Superintendência de Parcerias e concessões – SUPARC

Rodovia Transcerrados

Etapa: Em monitoramento
0%
Situação Atual:
Contratado/Assinado

Informações

Processo SEi nº: 00010.003122/2021-71

Contrato nº 003/2021

Poder Concedente: Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí – DER;

Concessionária: Grãos do Piauí Concessionária de Rodovias SPE S.A;

Contrato assinado: 26 de junho de 2021;

Prazo: 30 anos;

Valor do contrato: R$ 1.303.203.598,35;

Objeto do Contrato: PPP para prestação de serviços públicos de conservação, recuperação, construção, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária dos trechos das Rodovias Transcerrados e Estrada Palestina;

Verificador Independente: EVVIA Engenharia e Consultoria LTDA;

Extensão: 276,80km

  • Segmento 02 – PI-397, Trecho: entroncamento acesso Distrito de Nova Santa Rosa – entroncamento PI-262 (Estrada Palestina), com extensão de 118,9km;
  • Segmento 01 – PI-397, Trecho: entroncamento PI-247 / BR-324 (para Sebastião Leal) – Entroncamento Acesso Distrito de Nova Santa Rosa, com extensão de 117,1km;
  • Estrada Palestina – PI-262, Trecho: entroncamento PI-397 (km 235,94) – entroncamento BR-135 (para Bom Jesus), com extensão de 40,8km;

Aditivo ao Contrato:

Contrato assinado: janeiro de 2024;

Valor do Contrato: R$ 1.623.231.889,81 bilhões;

Extensão: 307,24 km;

  • PI-247, Trecho Bertolínia – Uruçuí – Ponte sobre o rio Parnaíba (divisa PI/MA) – Ribeiro Gonçalves com extensão de 197,46 km;
  • PI-392, Trecho entr. PI-247 – Baixa Grande do Ribeiro – entr. BR-330 com extensão de 101,78 km; e
  • PI-391, Trecho entr. PI-247 – Povoado Sangue com extensão de 8,0 km;





Características

Característica do Projeto: a concessão à Grãos do Piauí Concessionária de Rodovias SPE S.A tem como objeto a Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação de serviços de conservação, recuperação, construção, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária nos trechos das Rodovias Transcerrados e Estrada Palestina, no estado do Piauí. Este projeto visa não apenas a melhoria da infraestrutura rodoviária, mas também o desenvolvimento socioeconômico da região do Cerrado piauiense, uma área de grande importância para o agronegócio, especialmente na produção e escoamento de grãos.

Uma Rodovia Estratégica para o Agronégocio no MATOPIBA

  • A Rota da Soja vem atender a uma reivindicação dos produtores de grãos dos cerrados piauienses. Essa região de agronegócio se integra ao MATOPIBA, território de desenvolvimento que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia,considerada a nova fronteira agrícola brasileira. Essa rodovia trará maior competitividade no escoamento da produção, possibilitando a integração com outros modais, como a ferrovia Transnordestina, em construção.

Trechos

  • Trecho I, com extensão total de 117,1 km, possui um segmento de 24,8 km a ser pavimentada, tem origem na PI-247 / BR-324 e termina no entroncamento com o acesso ao Distrito Nova Santa Rosa. As cidades atendidas serão: Uruçuí, Sebastião Leal, Bertolínia, Antônio Almeida, Landri Sales, Eliseu Martins, Manoel Emídio e Alvorada do Gurguéia.
  • Trecho II, com extensão total de 118,9 km, deverá ser pavimentada pela Concessionária, inicia-se no entroncamento do acesso ao Distrito Nova Santa Rosa e termina no entroncamento com a rodovia PI-262. As cidades atendidas serão: Cristino Castro, Palmeira do Piauí, Currais, Santa Luz, Bom Jesus e Redenção de Gurguéia.
  • Trecho III, já está pavimentado, compreende toda a rodovia PI-262 com extensão total de 40,8 km, se inicia no entroncamento com a BR-135 e termina no entroncamento com a rodovia PI-397 (Transcerrados). As cidades atendidas serão: Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Monte Alegre do Piauí e grandes povoados como Palestina.
Pular para o conteúdo