Superintendência de Parcerias e concessões – SUPARC

Processo SEI nº: 00010.000912/2022-86

Contrato nº 01/2022

Poder Concedente: SETRANS;

Concessionária: SBPB PARNAÍBA SOCIEDADE DE PROPÓSITO ESPECÍFICO LTDA, SOCIEDADE DE PROPÓSITO ESPECÍFICO;

Contrato assinado: 14/02/2022;

Prazo: 32 anos;

Valor do Contrato: R$ 106.562.767,09milhões;

Objeto do Contrato: concessão patrocinada dos serviços públicos de administração, conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação Aeroportuária do Aeroporto de Parnaíba/Prefeito Doutor João Silva Filho (SBPB) no Estado do Piauí e a integralidade do sítio aeroportuário envolvendo a completude da área de concessão.

Verificador Independente: Previsto no contrato mas ainda não contratado.

Características

Característica do Projeto: O projeto de concessão do Aeroporto de Parnaíba/Prefeito Doutor João Silva Filho (SBPB), localizado no estado do Piauí, é gerido pela concessionária SBPB Parnaíba Sociedade de Propósito Específico LTDA. Esta concessão tem como objetivo garantir a operação e melhoria do aeroporto, fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região. A concessão patrocinada abrange a administração, conservação, recuperação, manutenção e implantação de melhorias na infraestrutura aeroportuária, além da operação de serviços essenciais para garantir o funcionamento e segurança do aeroporto.

Benefícios:

• Desenvolvimento turístico: o Aeroporto de Parnaíba é uma porta de entrada estratégica para turistas que visitam o litoral piauiense. Com a modernização e melhoria da operação do aeroporto, espera-se um aumento significativo no fluxo de turistas, impulsionando o setor de turismo e hospitalidade na região.
  • Geração de empregos: a concessão proporciona a criação de empregos diretos e indiretos, tanto nas operações diárias do aeroporto quanto nas atividades de suporte e manutenção. A expansão do turismo e a movimentação logística também geram oportunidades de emprego nos setores de comércio, hotelaria, transporte e serviços.
  • Desenvolvimento econômico local: a melhoria do aeroporto fortalece a economia local ao facilitar o transporte de mercadorias e pessoas. Com uma infraestrutura aeroportuária mais moderna e eficiente, o fluxo de investidores, empresários e turistas aumenta, estimulando o comércio e o desenvolvimento de novos negócios, como agências de viagens, serviços de transporte e empreendimentos voltados ao turismo.
  • Melhoria na infraestrutura aeroportuária: A recuperação e modernização das instalações do aeroporto proporcionam mais segurança e conforto para os passageiros. Com melhorias em infraestrutura, desde a pista de pouso e decolagem até as áreas de embarque e desembarque, o aeroporto estará preparado para receber um volume maior de voos, além de operações mais complexas.