Em entrevista concedida ontem, 31 de janeiro, para a TV Cidade Verde, a Superintendente abordou os desenvolvimentos essenciais da concessão única de saneamento para a Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), excluindo áreas já sob contratos vigentes.
“Haverá uma única empresa para todo o estado do Piauí, com exceção das regiões com contratos estabelecidos. A parte urbana da capital, por exemplo, já possui um contrato de longo prazo com uma empresa privada, resultando em investimentos realizados e, portanto, não será incluída nesta nova concessão”, explicou Menezes.
O edital da Parceria Público-Privada (PPP) está programado para ser divulgado no primeiro semestre deste ano, buscando atingir as metas estabelecidas pelo Marco Nacional de Saneamento Básico. O objetivo é alcançar 99% de abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2033.
“A Agespisa, atualmente, não possui condições de cumprir essas metas. A realidade do estado revela que apenas 10% da população tem acesso a esgotamento sanitário, uma situação grave que impacta diretamente na saúde dos mais vulneráveis, especialmente as crianças”, concluiu a superintendente.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde
Para assistir à entrevista completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=PNifudLVkdY