Superintendência de Parcerias e concessões – SUPARC

Reunião discutirá início dos estudos para PPP nos Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe

Compartilhar:

Encontro nesta quarta-feira (19), em Teresina, vai abordar projetos dos perímetros Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos. Também será assinado acordo entre os governos federal e do Piauí para identificação de outros perímetros no estado

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participa, nesta quarta-feira (19), de evento para apresentar e discutir os projetos dos perímetros irrigados Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, ambos localizados no estado do Piauí e administrados pelo Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs). Durante o evento, também será assinado acordo de cooperação entre os governos federal e do Piauí para identificação, em conjunto, de outros perímetros de irrigação em regiões prioritárias do estado que podem ser beneficiados por parcerias com o setor do privado.

A abertura do evento está marcada para as 8h30 e contará com a presença do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho; do secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares; do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade; do diretor do PPI, Bruno Melim; e dos secretários de Irrigação e Segurança Hídrica, Firmino Paulo, da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e de Administração do Piauí, Samuel Pontes, entre outras autoridades.

Às 9h30 será realizada a solenidade de assinatura do acordo de cooperação. Na sequência, às 9h40, o presidente da Codevasf apresentará os projetos dos perímetros irrigados Baixio do Irecê, na Bahia, e Jequitaí, em Minas Gerais. O primeiro já teve leilão de concessão realizado e o segundo deve ser realizado em breve. Às 10h, o diretor da Engeconsult, Fernando Brum, fará apresentação sobre os perímetros Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos. Na sequência, será realizada reunião para discussão dos projetos.

Sobre os perímetros

Platôs de Guadalupe: O perímetro está instalado no município de Guadalupe. A 1ª etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11.761 hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas. Os principais cultivos são banana e goiaba, que representam, juntas, 81% da produção. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 256 milhões.

Tabuleiros Litorâneos: O perímetro localiza-se nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio e tem potencial para gerar 17 mil empregos e beneficiar 72 mil pessoas. Atualmente, 2,4 mil hectares estão em operação e o objetivo é implantar mais 5.740. O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba, por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão. O destaque da produção são as frutas orgânicas para exportação. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 140 milhões.

Compartilhar:
Pular para o conteúdo